Prefeitura Municipal recebe contêineres do Consórcio Nascentes do Pantanal para Programa de Coleta Seletiva

Por Emerson Souza Miler

No dia 04 de junho, penúltimo dia da Semana Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, recebeu 15 contêineres plásticos móveis do Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal para o programa de coleta seletiva.

Os contêineres, que foram adquiridos com recursos dos projetos Separar para Reciclar e Composta Pantanal, serão destinado ao projeto municipal Coleta Seletiva Solidária, que tem por objetivo promover o recolhimento dos resíduos recicláveis e sua destinação para a associação de catadores do município.

Na entrega oficial dos contêineres, estiveram presentes, o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin; o secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, o secretário executivo do Consórcio do Pantanal Dariu Carniel; o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAR), Celso Leotério da Silva, e os catadores Eliane Maria dos Santos e Ademir José Rocca.

O Prefeito Municipal Jamis Silva, citou que o recebimento dos contêineres pelo Consórcio de Nascentes do Pantanal ajudará a fortalecer o projeto da coleta seletiva no município, aumentando o recolhimento de materiais recicláveis, melhorando a qualidade do meio ambiente e gerando renda para os catadores da ASCAR.

Do total de 15 contêineres de 1000 Litros para a implantação de Pontos de Entrega Voluntárias (PEV) de materiais recicláveis entregues, 09 (cor Verde) foram destinados a coleta de materiais secos, e 07 (cor Marrom) para a coleta de materiais úmidos orgânicos.

De acordo com o Secretário Vagner Meira, o contêineres servirão como Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis para a população próxima do bairros aonde for instalado. O secretário municipal também destacou a necessidade da população realizar a disposição correta dos resíduos nos contêineres, facilitando sua posterior triagem e separação pelos catadores.

Os contêineres serão distribuídos em vários pontos da cidade, como praças, avenidas e escolas públicas municipais e estaduais. No mesmo dia, o Prefeito Municipal e os catadores distribuíram 03 conjuntos PEVs na Avenida São Paulo.